United Bank Africa
0

O Desafio de Inovação para a África da OMS apela a novas soluções para melhorar a saúde em África

Promovendo soluções africanas para a saúde dos africanos

BRAZZAVILLE, Congo, 8 de novembre de 2018 -/African Media Agency (AMA)/- O Escritório Regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou o primeiro Desafio de Inovação para a África da OMS que apela à apresentação de inovações em matéria de saúde com potencial para terem um impacto social significativo e responderem às necessidades de saúde não satisfeitas no continente.

“Este Desafio de Inovação reconhece a necessidade crucial de inovações que deem resposta aos de-safios de saúde no continente,” referiu o Dr. Matshidiso Moeti, Diretor Regional da OMS para a África. “A OMS defende a promoção de soluções locais para responder aos desafios de saúde, nomeadamente saúde reprodutiva, maternal e infantil, doenças infecciosas, doenças não transmissíveis e outras áreas essenciais. Esperamos que este desafio desperte o espírito empreendedor dos inovadores e conduza a soluções inovadoras e credíveis no domínio da saúde em todo o continente”.

O prazo final para o envio das candidaturas é segunda-feira, 10 de dezembro de 2018, à meia-noite.

Este Desafio dará prioridade a soluções de saúde inovadoras e escaláveis. As três categorias são: Inovação de Produto, Inovação de Serviço e Inovação Social. O formulário de candidatura e as informações detalhadas sobre os critérios estão disponíveis em: www.afro.who.int/innovchallenge

Haverá um sítio Web/plataforma específica que irá dar destaque as estas inovações no domínio da saúde. A plataforma irá servir de mercado dinâmico para colocar em contacto as várias partes interessadas, designadamente ministérios de vários setores públicos, especialistas em saúde, académicos e investidores públicos e privados. Os utilizadores da plataforma poderão beneficiar de acesso a uma rede global.

As candidaturas serão avaliadas por um painel de avaliadores independentes com base no potencial impacto da inovação na saúde em África, assim como na possibilidade de ser replicada e aplicada a uma maior escala.

O lançamento deste Desafio e desta plataforma serve como precursor do Fórum Africano de Saúde que terá lugar em Cabo Verde, em março de 2019. Trata-se do principal encontro de líderes políticos e empresariais na região dedicado ao tema da saúde.

Os finalistas escolhidos receberão um patrocínio que cobre as despesas de voos e alojamento para participarem no Fórum. Neste evento, os finalistas terão a oportunidade de mostrar as suas inovações e conhecer os principais líderes políticos, governamentais e empresariais na área da saúde. Além disso, também terão a possibilidade de expor as suas soluções na reunião anual de Ministros da Saúde da região africana da OMS, que terá lugar em agosto de 2019, em Brazzaville, no Congo.

Distribuído pela African Media Agency (AMA) em nome do WHO Regional Office for Africa.

Para mais informações, visite: www.afro.who.int/innovchallenge
Contactos para questões técnicas:
Dr Moredreck Chibi, chibim@who.int, +242065109984
Contactos da comunicação social:
Collins Boakye-Agyemang, boakyeagyemangc@who.int +242065206565
Saya Oka, okas@who.int, +242 06 508 1009

Source:: African Media Agency