Iniciativa “Power Africa” ganha força por toda a África Iniciativa “Power Africa” ganha força por toda a África
JOHANNESBURG, South-Africa, August 6, 2014/African Press Organization (APO)/ — O Standard Bank Group (http://www.standardbank.com), o maior emprestador em ativos de África, renovou o seu... Iniciativa “Power Africa” ganha força por toda a África

JOHANNESBURG, South-Africa, August 6, 2014/African Press Organization (APO)/ — O Standard Bank Group (http://www.standardbank.com), o maior emprestador em ativos de África, renovou o seu compromisso com a iniciativa “Power Africa”, um projeto com múltiplos intervenientes promovido pelo presidente norte-americano, Barack Obama, que visa duplicar o acesso a energia em África, acelerando significativamente o investimento no setor durante os próximos 5 anos. O governo norte-americano alocou mais de 7 mil milhões de dólares em apoio financeiro ao projeto “Power Africa” por um período de 5 anos.

Photo: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=1279

Fazer o download do Infographic “Gateways to West Africa”: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/photos/140806.png

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/standardbank.png

“Power Africa” tem o objetivo de aumentar a capacidade de geração de uma energia elétrica mais limpa e mais eficiente em mais de 10 000 megawatts, ao mesmo tempo que procede à eletrificação de 20 milhões de novas habitações e estabelecimentos comerciais com soluções ligadas à rede, não ligadas à rede e mini-redes. Os seis parceiros iniciais: Etiópia, Gana, Quénia, Libéria, Nigéria e Tanzânia, definiram objetivos ambiciosos para aumentar a sua capacidade de geração de energia com o objetivo final de melhorar a segurança energética, diminuir a pobreza e fomentar o crescimento económico.

“Estamos a assistir ao crescimento de uma carteira de projetos energéticos por toda a África Subsariana.” afirmou Sim Tshabalala, Diretor Executivo do Standard Bank Group. “Em 2013 comprometemo-nos a providenciar o financiamento de, pelo menos, 150 milhões de dólares de dívida a curto prazo em todos os países participantes no “Power Africa”, sendo que, mais recentemente, esse valor ultrapassou os 400 milhões de dólares, principalmente no Quénia e na Nigéria, mas também com transações mais pequenas no Gana e na Tanzânia.”

O Standard Bank está a fazer uso da grande disponibilidade do seu balanço e a presença no terreno em 20 mercados por toda a África Subsariana para ajudar a financiar projetos ao abrigo da iniciativa “Power Africa”, ao mesmo tempo que lidera ativamente o processo de reforma de políticas necessário para facilitar o aumento do investimento do setor privado no setor energético de África. O banco espera que mais de 1000 milhões de dólares em projetos comerciais se concretizem nos 6 países parceiros do “Power Africa” até 2018, chegando mesmo aos 5 mil milhões de dólares, se for incluído o resto da África Subsariana.

“O Standard Bank fará todos os possíveis por providenciar ou subscrever, pelo menos, metade da dívida necessária para estes projetos”, disse Tshabalala. “Como tal, o nosso compromisso para com “Power Africa” é ajudar a financiar mais 600 milhões de dólares de dívida nos países do “Power Africa” até 2018, elevando o total da nossa participação, desde que aderimos à iniciativa há 1 ano, a 1000 milhões de dólares mais outros 2 mil milhões de dólares para a restante África Subsariana durante o mesmo período.”

O Ghana Power Compact (GPC – Pacto Energético do Gana) é a maior transação com o governo norte-americano até à data sob a égide do “Power Africa”. O GPC tem uma abordagem dos desafios energéticos do Gana transversal a todo o sistema e envolve 6 projetos que se estendem por três áreas: distribuição, geração e acesso.

O GPC também apoia os esforços do Gana em mitigar as alterações climáticas através do financiamento de iniciativas que visam a eficiência energética e melhorar o clima de investimento em energias renováveis. No centro do GPC está um compromisso sério do governo do Gana em alterar as leis e regulamentos necessários para transformar o setor energético e colocá-lo no caminho da rentabilidade e sustentabilidade.

O Millennium Challenge Corporation (MCC) investirá perto de 498 milhões de dólares durante os próximos 5 anos para apoiar a transformação do setor energético do Gana, ajudando o país a fornecer uma fonte de energia segura e fiável a habitações e empresas. O governo do Gana irá contribuir com mais 37 milhões de dólares, elevando o total do investimento a 535 milhões de dólares. Prevê-se que o investimento inicial estimule, pelo menos, 4,6 mil milhões de dólares em investimento adicional no setor energético por parte do setor privado e na atividade de empresas norte-americanas nos próximos anos.

“O Gana tem uma das economias mais dinâmicas e estimulantes de África e o GPC terá um contributo significativo para colocar o país numa trajetória de crescimento económico duradouro e sustentável”, afirmou Tshabalala. “O Standard Bank tirará partido da sua presença no Gana e no resto do continente para continuar a apoiar a iniciativa “Power Africa”, bem como outros projetos energéticos em todo o continente.”

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Standard Bank.

Contacto para meios de comunicação social

Kate Johns

Departamento de Comunicação do Grupo | Relações com a Comunicação Social para África

Tel.: +27 11 721 8406 | Telemóvel: +27 82 805 0210

kate.johns@standardbank.co.za | www.standardbank.co.za www.standardbank.com

O Standard Bank Group (http://www.standardbank.com), que exerce a sua atividade sob a marca comercial Stanbic, é o maior banco africano em termos de ativos e ganhos. A nossa estratégia é construir a principal organização de serviços financeiros focada em África, tirando o máximo partido de todas as nossas vantagens competitivas. O nosso objetivo é concentrarmo-nos em proporcionar aos acionistas um valor sustentável superior, através da satisfação das necessidades dos nossos clientes com operações no terreno de primeira categoria em países selecionados de África. Iremos também fazer a ponte entre outros mercados emergentes selecionados e África, e entre eles, aplicando à escala global o nosso conhecimento especializado do setor, em especial, dos recursos naturais. Operamos em 20 países no continente Africano, incluindo a África do Sul.

O Standard Bank tem 151 anos de história na África do Sul e começou a construir uma rede de sucursais fora da África do Sul no início da década de 90. Mais recentemente, o Standard Bank realizou importantes aquisições no continente africano no Quénia e na Nigéria. África é a nossa prioridade e continuaremos a desenvolver bancos no terreno de primeira categoria.

Os quase 49 000 funcionários do grupo em todas as regiões oferecem uma gama completa de serviços bancários para particulares e empresas, banca corporativa e de investimentos e gestão de património. A divisão de banca corporativa e de investimentos do Standard Bank oferece aos seus clientes serviços de “banking”, “trading”, investimento, gestão de risco e aconselhamento para fazer a ligação entre mercados emergentes selecionados e África, e entre eles. Tem ofertas importantes em indústria mineira e metais; petróleo, gás e energias renováveis; energia e infraestruturas; agroindústrias; telecomunicações e média; e instituições financeiras.

A rúbrica de receitas normalizada para 2013 foi de 17,2 mil milhões de rands (cerca de 1,8 mil milhões de dólares) e o total de ativos foi de 1 694 mil milhões de rands (cerca de 162 mil milhões de dólares). A capitalização de mercado do Standard Bank a 31 de dezembro de 2013 era de 209,4 mil milhões de rands (cerca de 20 mil milhões de dólares).

O maior acionista do grupo é o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), o maior banco do mundo, com 20,1% das ações. Além disso, o Standard Bank Group e o ICBC partilham uma parceria estratégica que facilita o comércio e o fluxo de negócios entre África, China e mercados emergentes selecionados.

Para mais informações, visite http://www.standardbank.com

Ou se estiver relacionado com negócios CIB:

Para mais informações, visite http://www.standardbank.com/cib

Source: AFRICAWIN